Pesquisas de Opinião
Realizada para ajudar a identificar problemas que não surgem necessariamente na superfície, mas existem ou provavelmente existirão no futuro.
• Pesquisa eleitoral: capta as aspirações e intenções do eleitor em momentos específicos do processo eleitoral e antecipa as possibilidades de mudanças de comportamento e de opiniões;
• Pesquisa comportamental: analisa mudanças de comportamento e de opinião da população a partir de acontecimentos específicos;
• Pesquisa de impacto e retorno de peças de comunicação: verifica a receptividade das mensagens de comunicação, seu nível de memorização e de estímulos gerados no público-alvo;
• Pré-teste de peças de comunicação: antecipa possíveis interpretações e verifica problemas de comunicação antes da veiculação das peças;
• Pesquisa de avaliação e imagem: analisa opiniões a respeito das instituições públicas e de seus representantes em determinados segmentos da população;
• Pesquisa sobre ações de governo: auxilia a administração pública na definição de ações e otimização de recursos, visando satisfazer as demandas da comunidade;
• Pesquisa de avaliação de governo: verifica o grau de satisfação da população em relação às ações administrativas, identificando expectativas e rejeições que permitam trabalhos direcionados em diferentes áreas;
• Pesquisa de audiência e impacto de pronunciamentos oficiais: avalia a receptividade dos pronunciamentos dos governantes junto à população.