Sobre
Estratégias competitivas representam ações ofensivas ou defensivas para enfrentar com sucesso as forças competitivas de uma organização e assim obter um retorno maior sobre o investimento.
Estratégia é então a principal ligação entre fins e objetivos e políticas funcionais de vários sectores de uma organização e planos operacionais que guiam as atividades diárias, isto é, compreende a escolha dos meios e articulação de recursos para atingir os objetivos, que pode tomar a forma de um plano unificado, compreensivo e integrado relacionando as vantagens estratégicas com os desafios do meio envolvente.
Neste sentido, o Instituto Pesquisa Viva Voz propicia um processo decisório eficaz para determinação dos objetivos de curto, médio e longo prazo, das políticas e ações adequadas para os atingir e a correspondente afetação de recursos, isto é, a pesquisa elaborada como ferramenta estratégica que facilita a definição dos objetivos e dos meios.
Com 21 anos de experiência em pesquisa de mercado e opinião pública, apresenta como diferencial a habilidade de associar conhecimentos acadêmicos e prática de mercado. Graduado em Administração (UFMG). Mestre em Administração Mercadológica (UFMG), MBA em Marketing (Ibmec), destaca-se nas linhas de pesquisa de estudos complexos sobre o comportamento do consumidor ou eleitor e estratégias de marketing. Algumas publicações:
• Manual de Ferramentas em Estratégia Empresarial. Cap. 6,7,8. Ed Atlas, 2006, Belo Horizonte;
• Modelagem da Compra por Impulso de Donas-de-casa de Baixa Renda em Supermercados de Belo Horizonte. XXXII Encontro. Anual da ANPAD, 2008, RJ;
• Marketing Político: a Construção da Imagem do Candidato Ideal. III Encontro de Marketing ANPAD. 2008. Curitiba.
Na prática, já participou de centenas de projetos de pesquisa em todo o território Nacional. Destaque em 2018 para a campanha ao Governo de Minas Gerais. Um case de destaque, pois, por meio de informações obtidas em pesquisas da Viva Voz, o marketing pôde criar estratégias capazes de alavancar o candidato Romeu Zema de 2% em Agosto/2018 para 72% em Outubro/2018, com a vitória no segundo turno.
Missão:
Desenvolver pesquisas científicas que consideram as transformações e tendências da sociedade, fornecendo diagnósticos precisos para auxiliar a tomada de decisão dos clientes.
Visão:
Ser reconhecido pela excelência, compromisso, pontualidade e pela inteligência estratégica, transformando informações em ações seguras e confiáveis.
Valores:
Transparência na informação, compromisso com o cliente e acompanhamento das mudanças tecnológicas e das transformações do mercado e da sociedade.